O Soro Caseiro na Pastoral da Criança
No início da Pastoral da Criança, a desnutrição e a FOME, eram as principais causas de mortes infantis. No atestado de óbito o que aparecia era DIARREIA, SARAMPO ou PNEUMONIA, mas quem matou mesmo foi a FOME.
Assim, para ver a morte pela desidratação e pelas diarreias, desaparecerem das comunidades, a Pastoral da Criança adotou o uso do Soro Caseiro, e dos sais de reidratação oral.
O soro caseiro é feito com água, sal e açúcar. Para evitar erros nas quantidades, a Pastoral da Criança utiliza uma colher-medida para prepara-lo. Ele deve ser oferecido para prevenir a desidratação ou nos sintomas iniciais dela. A missão do líder da Pastoral da Criança não é só dar informação para a família acompanhada. É muito importante estar ao lado da mãe até que ela tenha confiança no soro caseiro. Ele deve ser usado para prevenir a desidratação. Além de ensinar os pais a fazer o soro caseiro, é preciso orientá-los também a oferecer o soro sempre e em pequena quantidade para a criança com diarreia, observando sinais de melhora.
As colheres medidas para o preparo do soro, são distribuídas gratuitamente para famílias pobres com crianças e gestantes acompanhadas pela Pastoral da Criança no Brasil e nos países da América Latina e Caribe. Juntamente com a entrega das colheres-medida de soro caseiro, os voluntários da Pastoral da Criança orientam as famílias sobre como preparar o soro caseiro e a importância de seu uso na prevenção da desidratação, beneficiando, assim, crianças e gestantes pobres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário