Lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra!"
(Cf. Eclo, 38,8)
Todos os anos durante o período quaresmal, tempo de conversão, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realiza a Campanha da Fraternidade, que tem por objetivo despertar a solidariedade de seus fiéis e de toda a sociedade em relação a um problema concreto que envolve toda a nação, buscando uma solução para o mesmo.
Para o ano de 2012, a CNBB sugeriu o tema "Fraternidade e Saúde Pública" e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra". Dessa forma, o Portal Kairós, disponibiliza aos internautas os materiais que auxiliarão durante a CF2012.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Ministério da Saúde inclui duas novas vacinas
A partir do segundo semestre de 2012, o Ministério da Saúde vai ampliar o calendário de vacinação das crianças e terá duas novas vacinas: uma contra a pólio, que será injetável e outra pentavalente, que reúne em uma só dose a proteção contra cinco doenças.
Verificar no Cartão da Criança se ela está com as vacinas completas para a sua idade, é uma das atividades realizadas pelos Líderes da Pastoral da Criança nas comunidades acompanhadas. Líder, você pode, junto com as famílias, participar do Conselho Municipal de Saúde e exigir das autoridades do seu município mantenham serviços de saúde de qualidade para as crianças e suas famílias.
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
O ano de 2012 está começando e os casos de dengue continuam aumentando em todo o país. O período de chuvas favorece o acúmulo de água parada e com isso a proliferação do mosquito que transmite a Dengue.
A Pastoral da Criança se une ao Ministério da Saúde e demais organizações para o combate a Dengue. Medidas simples, desde que feitas todos os dias, geram bons resultados. Além de proteger a sua família, você pode ajudar a sua comunidade.
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
GARANHUS SE PREPARA PARA ACOLHER ACRUZ MUNDIAL DA JUVENTUDE

A Cruz faz peregrinação por várias cidades do país. Na oportunidade, estará chegando à “Suíça Pernambucana”. Com o tema “No peito eu levo uma cruz”, todas a Paróquias estão se empenhando para levar o maior número de jovens possível.
Segundo informações da Diocese de Garanhuns, após o acolhimento, a Cruz seguirá para a Paróquia de São Sebastião, onde haverá uma Vigília a partir das 19h.
Pe. Marcos disse: A passagem da Cruz da jornada mundial da juventude por Garanhuns é um momento único para todos nós. Será a oportunidade para renovarmos a nossa adesão a Jesus Cristo. AGUARDAMOS A SUA PRESENÇA.
Diocese De Garanhuns disse:Estamos aguardando todos os católicos e o povo em geral para esse momento histórico na nossa Diocese
O Soro Caseiro na Pastoral da Criança
O Soro Caseiro na Pastoral da Criança
No início da Pastoral da Criança, a desnutrição e a FOME, eram as principais causas de mortes infantis. No atestado de óbito o que aparecia era DIARREIA, SARAMPO ou PNEUMONIA, mas quem matou mesmo foi a FOME.
Assim, para ver a morte pela desidratação e pelas diarreias, desaparecerem das comunidades, a Pastoral da Criança adotou o uso do Soro Caseiro, e dos sais de reidratação oral.
O soro caseiro é feito com água, sal e açúcar. Para evitar erros nas quantidades, a Pastoral da Criança utiliza uma colher-medida para prepara-lo. Ele deve ser oferecido para prevenir a desidratação ou nos sintomas iniciais dela. A missão do líder da Pastoral da Criança não é só dar informação para a família acompanhada. É muito importante estar ao lado da mãe até que ela tenha confiança no soro caseiro. Ele deve ser usado para prevenir a desidratação. Além de ensinar os pais a fazer o soro caseiro, é preciso orientá-los também a oferecer o soro sempre e em pequena quantidade para a criança com diarreia, observando sinais de melhora.
As colheres medidas para o preparo do soro, são distribuídas gratuitamente para famílias pobres com crianças e gestantes acompanhadas pela Pastoral da Criança no Brasil e nos países da América Latina e Caribe. Juntamente com a entrega das colheres-medida de soro caseiro, os voluntários da Pastoral da Criança orientam as famílias sobre como preparar o soro caseiro e a importância de seu uso na prevenção da desidratação, beneficiando, assim, crianças e gestantes pobres.
Assinar:
Postagens (Atom)