terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB

A Pastoral da Criança é reconhecida como uma das mais importantes organizações em todo o mundo a trabalhar em ações de combate à mortalidade infantil e melhoria da qualidade de vida das crianças e suas famílias. Organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral da Criança é uma instituição de base comunitária que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber.
Tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças pobres, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania, realizadas por mais de 228 mil voluntários capacitados. Também promove, em função das crianças, as famílias e as comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.
Criada em 1983, a Pastoral da Criança – hoje presente em todo o Brasil e em mais 19 países – alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas para que elas se tornem protagonistas de sua própria transformação pessoal e social.
As ações desenvolvidas compõem um conjunto de práticas educativas simples, baratas e facilmente replicáveis, focalizadas na capacitação das famílias para os cuidados com a criança. O processo e o impacto desse trabalho pode ser mensurado pelos indicadores de saúde e de educação. Conheça mais sobre os indicadores clicando no Menu Sistema de Informação.
Sabe-se que a maior parte dos problemas de saúde podem ser solucionados na família e na comunidade desde que as pessoas aprendam a identificar as doenças e a procurar os recursos o mais cedo possível. Para tanto, a educação para a saúde é essencial, pois torna o indivíduo ator dos cuidados com a sua própria vida, consequentemente melhorando a saúde de sua família e de sua comunidade.
Ao longo de quase três décadas, a entidade ganhou importância e reconhecimento da sociedade. A Pastoral da Criança participa de várias instâncias de decisão sobre políticas públicas, e em vários níveis de governo, como os conselhos de saúde, direitos da criança e do adolescente, assistência social e segurança alimentar.
Um dos muitos diferenciais da organização é o permanente monitoramento das ações e resultados, através de um eficiente Sistema de Informação. Outro é a transparência nas demonstrações financeiras. A estrutura administrativa na Coordenação Nacional, em Curitiba, é a mais simples e ágil possível. Essas são ferramentas importantes para assegurar o apoio das fontes financiadoras e acompanhamento de milhares de crianças e gestantes a um custo muito baixo.

Coordenação Nacional da Pastoral da Criança
Endereço: Rua Jacarezinho 1691 - Mercês
CEP: 80810-900 - Curitiba - Paraná - Brasil
Telefone: ++55 (41) 2105-0250 / Fax: +55 (41) 2105-0201 e 2105-0299

XVII Assembleia Nacional da Pastoral da Criança destaca Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

Clima contagiante. Reencontro dos coordenadores de todos os estados do Brasil. De Norte a Sul do país a Pastoral da Criança se reúne para a XVII Assembleia Nacional, que acontece entre os dias 21 a 25 de novembro de 2011, na Casa de Retiros Mossunguê em Curitiba-PR. Objetivo? Avaliar as ações do ano e planejar a continuidade da caminhada com as forças renovadas à luz das conclusões das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil.

ASSEMBLÉIA DIOCESANA DA PASTORAL DA CRIANÇA DE GARANHUS

Nos dias 17, 18, 19 e 20 de novembro o Coordenador da pastoral da criança de Bom Conselho, Luis Carlos (Lukas do Padre) junto com todos os coordenadores da pastoral da Criança da Diocese de Garanhuns, estiveram em Assembléia Diocesana na cidade de São José da Coroa grande avaliando o ano 2011 e planejando metas para 2012. Tendo como tema: VINDE BENDITOS DE MEU PAI. Foi um momento de bênçãos e muitas graças para todos.