sexta-feira, 28 de outubro de 2011

CAMINHADA DA PAZ



No próximo domingo, dia 30 de Outubro, Garanhuns será sede da  Caminhada da Paz. A iniciativa é da Pastoral da Criança da Diocese local, que decidiu, junto a outras autoridades religiosas, realizar um encontro Ecumênico. A caminhada traz os temas “A Paz começa em Casa”, “A Paz é fruto da Justiça” e “A Cidade pela Paz”. O evento também trará homenagens a fundadora da Pastoral da Criança no Brasil, Drª Zilda Arns. A Caminhada da Paz conta com o apoio do Nosso Bispo Diocesano Dom Fernando e Prefeitura de Garanhuns.

A caminhada terá início às 8 horas no Espaço Colunata com a participação da banda do 71° BI Mtz. Depois segue com trio elétrico ao som do Grupo Halleluyah pelo centro da cidade. A primeira parada acontecerá em frente a Catedral de Santo Antonio, onde será refletido o tema: “A Paz começa em Casa”, pelo padre Aluísio Coleta. Em seguida, a caminhada segue pela rua Dr. José Mariano. A segunda parada será na Praça Souto Filho (Fonte Luminosa), ali será feita reflexão sobre o tema “A Paz é fruto da Justiça” com o pastor Fabiano.  De lá a caminhada segue para a Esplanada Guadalajara onde será realizado o terceiro momento com a reflexão do tema “A Cidade pela Paz”. Além disso, haverá apresentação da Banda do Colégio Diocesano, apresentação teatral do grupo São Sebastião que abordará a problemática da violência doméstica, e de ou grupos jovens evangélicos. Louvores com o pastor Gleidson e show com o Padre Lourenço também integram a programação.

De acordo com a coordenadora da Pastoral da Criança em Garanhuns, Maria Gorete Prohmann Tschoeke, o objetivo é trabalhar esse tema fundamental para a sociedade, dentro e fora de casa. “Nós sentimos a necessidade de fazer uma conscientização na nossa cidade, juntos, com respeito às diferenças, mas com o mesmo ideal. Assim a paz pode ser construída, depende de cada um de nós”, enfatiza Maria Gorete, que ainda solicita que a sociedade civil participe desse momento vestida com camisas brancas.

PASTORAL DA CRIANÇA – Através de ações de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica, os voluntários da Pastoral da Criança desenvolvem em comunidades carentes, atividades que visam o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção até os seis anos de idade, bem como a melhoria da qualidade de vida das famílias. Todo trabalho tem como base a solidariedade. Os voluntários da Pastoral da Criança, membros da própria comunidade, acompanham as famílias assistidas e procuram orientar sobre seus direitos e deveres. A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

ENCONTRO DE ALTA ESTIMA

A Pastoral da Criança da Paróquia Jesus, Maria é José da cidade de Bom Conselho PE, realizou nos dias 14, 15 e 16 de Outubro do ano em curso, na Cidade de Coruripe-AL, o Encontro de auto-estima, com líderes e coordenadores. Tivemos participantes provindos das Comunidades de Caldeirões dos Guedes, Barra do Brejo, Serra dos Martins, Sitio Angico 1 e 2, Queimada Grande, Pedra da Botija, São Rafael, Vigens dos Pobres, N.Sª de Fátima, Vigem de Guadalupe, São Vicente e Serra S. Terezinha. Também contamos com as presenças da Irmã Maria José, da congregação Padre Antônio Maria, e Cristiano encarregado da Usina Cururipe, filho natural de Bom Conselho-PE.

O encontro foi um momento especial. Foram abordados temas de real necessidade para a Pastoral. O Coordenador Lukas falou sobre a importância da Celebração da Vida e motivou os líderes com um trabalho em grupo, onde cada um deu sua contribuição para a melhoria da celebração. Falou também da importância da família, trabalhar e vivenciar a parábola do semeador.

Houve momentos de leituras, reflexão e musicalidade. Tivemos uma belíssima espiritualidade feita pela amiga Dora, com a leitura do Evangelho do dia e uma reflexão, mostrando a importância da divulgação da mesma.

Foi feito um agradecimento à Pastoral da Criança pelo Pároco daquela cidade e pela Irmã Maria José, que se dispôs para qualquer eventualidade. Para encerrar o encontro foi feita uma técnica de relaxamento com os voluntários presentes. Os voluntários da Pastoral da Criança sentem-se agradecidos por poderem participar dessa corrente de solidariedade e pela missão de evangelização para a promoção da vida.

Desde já agradece a coordenação de Ramos, Ao Mons. Nelson, Sindicato dos trabalhadores Rurais, André Bernardo, Aluisio, Felipe Alapenha, Prof. Ana Soares, Prof. Vânia, e a Prefeita Judith, que ajudaram para este momento acontecer.

Coord. Luis Carlos da Silva

domingo, 9 de outubro de 2011

Multimistura (Receita da Pastoral da Criança para desnutrição e anemia)


Multimistura (Receita da Pastoral da Criança para desnutrição e anemia)

50 gr de casca de ovo fervida, torrada e triturada (opcional)
50 gr de semente de abóbora torrada ou semente de gergelim triturada
600 gr de farelo de arroz triturado e cozido (sem colocar água)
200 gr de farinha de milho ou fubá
100 gr de pó de folha de mandioca (aipim) torrada no forno baixo, triturada e peneirada (contém ferro e vit C)
Misturar tudo.
Pode ser guardada na geladeira por 4 meses.
Não deve ser cozida.

Criança pequena: comer 2 colheres de chá por dia misturada na comida ou sucos.
Adultos: 2 colheres de sopa

Atenção: A folha de mandioca brava é tóxica, NÃO USE.
Deve ser usada a folha de MANDIOCA DOCE (Macaxeira ou aipim), que é a mandioca comestível, e deve ser torrada no forno do fogão, em potência baixa.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Teste do Olhinho

Teste do Olhinho

O que é?
É um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não tem nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.
Por que e quando fazer?
A criança não nasce sabendo enxergar, ela vai aprender assim como aprenderá a sorrir, falar, engatinhar e andar. Para isso, as estruturas do olho precisam estar normais, principalmente as que são transparentes. O “Teste do Olhinho” pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas – cuja identificação precoce pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.
Desde junho de 2010, o pagamento do “Teste do Olhinho” por todos os planos de saúde é obrigatório, segundo decidiu a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Antes disso, em muitos estados e cidades, o exame foi instituído por lei e é realizado nas maternidades públicas e também particulares até a alta do recém-nascido. O objetivo da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) é que todas as crianças tenham este direito garantido!
A recomendação é que o Teste do Olhinho seja feito pelo pediatra logo que o bebê nasce.  Se isto não ocorrer, o exame deve ser feito logo na primeira consulta de acompanhamento. Depois disto, continua sendo importante, nas consultas regulares de avaliação da criança, com a periodicidade definida pelo médico. Se o pediatra encontrar algum problema, vai encaminhar a criança para avaliação do oftalmologista.
Se o seu filho ainda não fez este teste, fale com seu pediatra!